Dicas de economia de energia

Dicas de economia de energia

Chegou a hora de começar o ano gastando menos.

O ano começou e, assim, meio sem perceber, já se foi a primeira quinzena do ano, ou um pouco mais de 4% do ano (adoro pensar tudo como porcentagem). Isso significa que o tempo está passando e, se a meta é viver melhor no ano novo que começa, a hora é já!

Se um dos desejos da virada do ano foi ser mais amigo do meio ambiente e do bolso e gastar menos energia em 2015, vou dividir algumas dicas.

  • Reduza a necessidade de ar condicionado! – Apesar de ser fundamental o uso de ar condicionado nas temperaturas desérticas que muitas cidades brasileiras vêm enfrentando ultimamente, é possível pensar novas construções aproveitando a circulação natural do ar. Se esse não é o caso, você já tem sua casa ou seu escritório pronto, também há alternativas. Deixe para usar o ar condicionado só em dias de calor extremo; opte por modelos eficientes; priorize o ventilador ao ar condicionado. É importante também sempre deixar os filtros do ar condicionado limpos e, se for mesmo usá-lo, escolha manter temperaturas razoáveis como 20 ou 21 graus, nada de temperaturas polares que só contribuem para uma boa dor de garganta ao final do dia.
  • Acenda menos as luzes! – A pintura na parede anda suja e descascada? Hora de pintar tudo de branco. Ótimo para diminuir o uso de luminárias no ambiente e também para evitar acender todas quando o dia está claro. Deixe as cortinas apenas para a hora em que o sol bate direto na janela e prefira leves de tecidos ou tramas claras e translúcidas.
  • Aprenda a tirar aparelhos da tomada ao sair e/ou ao final do dia de trabalho! – Esqueça o botão do stand-by, seja nos computadores, aparelhos de TV, decodificadores de TV a cabo, máquinas de café ou qualquer outro equipamento eletrônico. Se não vai usar por pelo menos 30 minutos, desligue e, quando precisar, ligue novamente. Faça o teste! Parece pouco, mas se você é daqueles que deixa tudo no stand-by, sentirá uma economia de pelo menos 10% na sua conta no final do mês.
  • Use alternativas aos umidificadores e aquecedores elétricos!– Umidificadores podem ser facilmente substituídos por toalhas úmidas ou bacias com água. Simples, eficaz e barato. Já para quem gosta de dormir com aquecedores elétricos em dias muito frios, sugiro forrar o colchão, antes de colocar o lençol, com uma manta bem quentinha. Depois é só arrumar a cama normalmente. Não precisa nem dormir de meia.
  • O celular terminou de carregar? Retire-o da tomada!- Para aqueles que têm mania de deixar o celular carregando durante a noite ou durante todo o dia, procure mudar o hábito. Ao chegar em casa, já o coloque para carregar e desconecte-o da tomada quando estiver completo. E nada de deixar a fonte, o carregador conectado na tomada sem nenhum aparelho ligado. Isso consome energia. Já reparou como a fonte fica sempre quentinha?

E o mais importante, que nenhum outro site de dicas de economia de energia fala:

  • Informe a todos os familiares ou funcionários sobre sua meta de economia de energia! – A economia, para funcionar, deve ser de todos e não apenas de um. Se em casa, converse com a família, principalmente com os jovens. Se na empresa, converse e treine os funcionários. Explique as metas e a importância da colaboração de todos.Se possível, escreva e deixe em local visível! Ao final de um mês, apresente o resultado a todos os envolvidos. A sensação de missão cumprida é um enorme motivador. Podendo, use parte do valor economizado para presentear os envolvidos. Pode ser um lanche extra no final do mês para os funcionários ou uma comida especial para a família, por quê não?