Empresa modelo em sustentabilidade adota a energia fotovoltaica

Lindouro 2

Algumas histórias são tão inspiradoras que merecem ser conhecidas. Merecem ser compartilhadas para servirem de referência. É um privilégio quando podemos nos encontrar com pessoas que realmente fazem a diferença. Seja num contexto local, regional ou de maior amplitude. Nosso encontro com a empresa Bio Extratus nos revelou uma história incrível que gostaríamos de compartilhar.

A empresa Bio Extratus Cosméticos Naturais nasceu em 1989, idealizada por cabelereiros amantes da natureza. Esse amor pelo meio ambiente e o respeito às pessoas sempre estiveram presentes naqueles que conduziram essa surpreendente história de uma empresa que vê na Responsabilidade Ambiental o caminho para a construção de uma marca, comprometida com a natureza, com sua cidade e com suas pessoas. O compromisso de desenvolvimento sustentável, assumido pela empresa, induz os colaboradores a trabalhar em prol da melhoria contínua e a se esforçar cada dia mais para proteger o meio ambiente, fazendo deste um objetivo a ser constantemente perseguido.

A Bio Extratus é certificada pela ISO 14001, norma internacional de padrão de qualidade que garante que a empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental atuando corretamente e, consequentemente, não prejudicando o meio ambiente em nenhuma etapa do seu processo de fabricação ou em atividades associadas a ele. E não faltam ações para justificar a certificação: tratamento de efluentes efluentes (hoje a Bio Extratus trata 100% dos esgotos domésticos e industriais, devolvendo aos mananciais água pura e tratada), paisagismo e arborização, recuperação de nascentes de água.

Bio Extratus

E, em 2016, mais uma ação será implantada. A Bio Extratus instalará em sua planta industrial o que será, até esse momento, o maior sistema privado de geração de energia solar fotovoltaica conectada à rede da CEMIG e o maior do Brasil, segundo o site da ANEEL. E nós, da EMAP SOLAR, temos o privilégio de ser a ponte para o projeto que tornará a empresa auto sustentável em geração de energia elétrica. Serão mais de 2000 módulos instalados sobre a coberura da fábrica que produzirá 100% da energia consumida. E são muitas as vantagens de se utilizar a energia solar fotovoltaica:

  • A energia solar é 100% limpa e não gera ruídos durante sua produção.
  • Os sistemas necessitam de manutenção mínima.
  • A vida útil é superior a 25 anos
  • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar fotovoltaica é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e, consequentemente, a perda de energia que ocorreria na transmissão.

A Usina Solar Fotovoltaica que será concluída e entrará em operação ainda nos primeiros meses desse ano, chancela o pioneirismo da Bio Extratus em relação à adoção de práticas sustentáveis na indústria, e é marco para a EMAP SOLAR, sempre comprometida em ser uma empresa parceira de seus clientes, sonhando e construindo junto alternativas para um mundo melhor.

 

*Nas fotos acima, equipe Bio Extratus visita Usina Solar do Mineirão e vista da planta industrial da Bio Extratus, em Alvinópolis/MG.

Leave a Reply

Your email address will not be published.