Ganhos que vão além da economia financeira.

fb-94

A instalação de sistemas fotovoltaicos costuma ser muito mais atrativa financeiramente para consumidores residenciais do que para empresas, principalmente para aquelas que estão conectadas em média tensão. Isso porque as tarifas para consumidores residenciais são mais altas, com custos de distribuição incorporados nos valores da energia consumida.

Mas seria um erro avaliar a atratividade de um sistema fotovoltaico para empresas baseado apenas em pay back de investimento. Uma empresa que opta por gerar sua própria energia ganha automaticamente o reconhecimento do mercado. Se o seu público consumidor percebe valor na adoção de medidas de promoção da sustentabilidade, a empresa automaticamente reforça seu nome, sua marca perante o mercado, podendo inclusive aumentar o seu market share. Também há a exposição à mídia espontânea. Tão maior é o assédio, quanto menor é o conhecimento da tecnologia e suas possibilidades na região onde o negócio está inserido. Tudo que é novo gera curiosidade, é notícia.

Somado a tudo isso, há a possibilidade de se ganhar diversos prêmios e reconhecimentos. Todos os anos, diversas instituições, organismos nacionais e internacionais, buscam por cases de sustentabilidade que podem ser referência para outras empresas e inspirar ações semelhantes. Recentemente a Bio Extratus, cliente da EMAP SOLAR, foi reconhecida como Melhor Empresa no Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza.

Seria uma simplificação avaliar a atratividade em se instalar um sistema fotovoltaico considerando apenas a economia financeira. Os ganhos subjetivos quando precificados mostram um retorno que sempre supera as expectativas. E então, vamos pensar nessa alternativa para a sua empresa?

Miriam Penna Diniz é Diretora de Novos Negócios da Emap Solar. Responsável pela montagem de suportes e módulos fotovoltaicos da Usina Solar do Mineirão e por mais de 1,5 MWp em instalações de sistemas fotovoltaicos para geração distribuída no Brasil. Especialista em Gestão de Negócios pela FDC e Finanças pelo Ibmec, é formada em Ciências Biológicas pela UFMG.

Leave a Reply

Your email address will not be published.