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AS RELAÇÕES COMERCIAIS PRECISAM MUDAR

AS RELAÇÕES COMERCIAIS PRECISAM MUDAR

Há 12 anos estou na direção de empresa de engenharia. Minhas empresas sempre foram empresas de pequeno porte, porém todas fornecedoras de importantes corporações, organizações de grande porte.

Há 12 anos, assinar um contrato com grande empresa era motivo de orgulho enquanto, executá-lo, quase um tormento. Profissionais de grandes empresas enchiam o peito e de posse de seus crachás que lhes conferia o status de ser um membro da empresa X ou Y sentiam-se no poder de “esfolar” seu fornecedor, até sair a última gota de sangue. A tortura psicológica começava na pressão pela redução do preço para fechamento do contrato. Passada essa etapa sofrida, a chibatada seguinte vinha do setor de obras que cobrava uma produtividade impossível e ameaçava com cortes na medição. Medição aprovada, vinha o martírio para conseguir receber na data correta, sendo esta muitas vezes superior a 30 ou 60 dias do início da prestação do serviço. Fico aqui pensando, em que escola de gestão essas pessoas estudavam. Quem formava esses profissionais e ensinava esse modelo de relação comercial?

Há 12 anos, essa era a realidade. Há 5 também e, por incrível que possa parecer, nesse exato momento, parece que nada mudou. Nada mudou.

Eu acabo de receber o Prêmio Grandes Mulheres 2017, promovido pelo Facebook e Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e apoiado pelo Boticário, e ali tanto se falou sobre as compras conscientes, sobre redes de colaboração. Eu cheguei, por um instante, a sonhar que havíamos entrado numa nova era, que jamais seríamos tratados como uma parte pequena e descartável do processo comercial, que jamais alguém, de uma grande corporação, sustentando um crachá, iria se sentir no papel de poder desmerecer, ameaçar e ofender o trabalho ético e a entrega dedicada.

Para quem, em pleno 2018, acredita que ameaças entregam resultado, deixo a mensagem de que o caminho é justamente o contrário. O que entrega resultado é a parceria real, é o incentivo, é o estar junto na busca do objetivo final que promoveu aquele encontro comercial. Se ainda não entramos na nova era, então, ajudar a construí-la e torná-la real será a partir de agora o meu papel.

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