Blog
Conheça a Maior Usina Fotovoltaica da América Latina!

Conheça a Maior Usina Fotovoltaica da América Latina!

Se você pudesse construir uma usina fotovoltaica em uma área de forte calor, em Minas Gerais, qual região escolheria? Provavelmente, o norte do estado. 

E é exatamente lá, na cidade de Pirapora, a 350 km da capital – região plana com vegetação bem espaçada e sol escaldante – que foram instalados mais de 1 milhão de painéis fotovoltaicos, compondo a Maior Usina fotovoltaica da América Latina, com 800 hectares.

Apesar do calor intenso, você acha que o céu nublado cessa a produção de energia? Não! Apenas reduz um pouco a sua capacidade (em torno de 30%).

Gigante de Pirapora

Para você ter uma ideia, o tamanho do terreno vem sendo comparado a mais de 1.000 campos de futebol, e o projeto recebeu investimento de cerca de R$2 bilhões.

Já está funcionamento, produzindo eletricidade parcialmente, mas quando estiver operando em capacidade máxima, poderá fornecer energia para 420.000 residências (de acordo com a média de consumo brasileira) em um ano.

O parque solar foi construído pela Canadian Solar com 80% do total atribuído à francesa EDF Renewables do Brasil. Porém, recentemente, a brasileira Omega Geração adquiriu metade do investimento, sendo 30% da EDF e 20% da Canadian.

Horizonte Solar Favorável

Contudo, é bom lembrar que apenas 0,2% da energia brasileira provém do sol, de acordo com divulgação do Ministério de Energia em agosto do ano passado. Ou seja, o país ainda está iniciando, mas apresenta sólidas probabilidades de alavancar esses índice em poucos anos.

Outro indicativo da tendência crescente no mercado de energia renovável é que o Brasil tem uma luz solar bem superior, quando comparado aos países muito mais desenvolvidos, por exemplo.

Além do potencial natural, ainda existe o Acordo de Paris, por meio do qual o país se compromete a transformar suas estratégias para que a energia renovável chegue a representar 45% do total de energia produzida aqui. 👏👏👏

Apesar disso, até o presente momento, o Parque Solar de Pirapora ainda é o maior da América Latina. Ao menos por enquanto.

Emap Solar: experiência em usinas fotovoltaicas

Ciente desse potencial, a Emap possui a mais alta tecnologia e equipe tecnicamente qualificada para viabilizar a implementação de usinas e projetos – seja qual for a sua ideia – de maneira eficiente e econômica.

Foi assim que a Emap obteve participação efetiva nos principais projetos do país, com instalação de estrutura e módulos fotovoltaicos, como é o caso da Usina Solar do Mineirão.

Para assegurar sua segurança e a de seu negócio, recorra a uma empresa credível, sólida e experiente para elaborar, construir e instalar placas solares.

Não tome nenhuma decisão antes de consultar a Emap para projeto, instalação e homologação do seu sistema fotovoltaico de geração de geração distribuída.

Somos referência em:

Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento!

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.