Blog
Qual a Diferença Entre Energia Solar Fotovoltaica e Térmica?

Qual a Diferença Entre Energia Solar Fotovoltaica e Térmica?

Muita gente costuma confundir, então, muita calma nessa hora! Existem dois tipos de energia solar: fotovoltaica e térmica, conheça agora!

Você já deve ter visto aqueles painéis de energia solar em cima de muitos telhados de empresas, escolas e residências. Mas talvez não saiba que existem dois tipos diferentes, porém, ambos ativados pela energia solar: a placa solar fotovoltaica e o coletor térmico.

Basicamente, eles utilizam o mesmo princípio que é absorver a energia bruta do sol (luz ou radiação) e transformá-la em energia renovável (eletricidade ou aquecimento).

Em sistemas fotovoltaicos, isso ocorre através da criação de eletricidade, enquanto os sistemas térmicos (com os coletores) são usados ​​diretamente para o aquecimento de água ou ar.

Para muitas famílias, não há necessidade de decidir qual das duas tecnologias é melhor, pois elas podem usar as duas.

Neste artigo, explicamos os benefícios da energia solar fotovoltaica e térmica tim-tim-por-tim-tim.  Conheça a eficiência de cada um e escolha qual atende melhor às suas necessidades.

Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Embora a energia solar fotovoltaica tenha um custo de investimento mais alto do que a energia solar térmica, os descontos obtidos na conta de luz, certamente, fazem com que os dois sistemas sejam considerados extremamente atrativos.

Com o custo dos painéis solares diminuindo e, por outro lado, o aumento constante da despesa energética, muitos brasileiros optaram pela instalação de placas fotovoltaicas (em residências e empresas) em seus telhados.

Essa iniciativa engloba também a responsabilidade em “fazer a sua parte” em prol da produção limpa e sustentável de energia.

Privilégios

Uma das grandes vantagens do painel fotovoltaico em relação ao painel térmico é gerar eletricidade para toda a residência, enquanto o coletor serve para aquecer o sistema hidráulico (torneira e/ou chuveiro).

Com isso, quem produz sua própria eletricidade paga uma conta de luz muito menor a cada mês.

As concessionárias de energia concedem descontos extraordinários como, por exemplo, para uma residência que consome 300 kWh e instala o sistema fotovoltaico que concede 200 kWh, e precisa pagar apenas os 100 kWh excedentes à companhia energética.

Benefícios do Aquecedor Solar Térmico

Você já entendeu a vantagem da energia solar fotovoltaica, mas deve lembrar que o chuveiro é um dos maiores vilões que contribuem para o aumento exorbitante da conta de luz.

Os banhos em sua residência costumam ser cronometrados? Então, talvez o coletor solar térmico seja um investimento ideal para a sua família.

O Kit de Aquecimento Solar costuma ser mais em conta que das placas fotovoltaicas, e ele possui, além do coletor, também um boiler que armazena água e a mantém quente para uso em dias nublados ou à noite.

Outro ponto é que a energia solar térmica pode transformar cerca de 90% da radiação em calor, enquanto que a energia solar fotovoltaica tem uma eficiência entre 15% e 20%, embora as melhorias na tecnologia de painéis estejam vendo esse número aumentar consistentemente

ENERGIA SOLAR: Sistemas Térmicos e Fotovoltaicos juntos!

 

Para reduzir a conta de energia drasticamente, e manter uma temperatura agradável em qualquer estação do ano, o ideal seria a instalação dos dois sistemas solares térmico e fotovoltaico.

Dessa forma, você usufrui da eletricidade diurna, ao anoitecer utiliza a energia elétrica convencional minimamente e toma banho quentinho fornecido pelo aquecedor.

É bom lembrar que o painel solar fotovoltaico precisa de uma parte maior do telhado, pois são instaladas mais placas solares, enquanto na energia solar térmica apenas dois coletores são suficientes.

Outro detalhe relevante é que já existem painéis solares híbridos que funcionam com os dois sistemas, e tendem a se tornar mais comuns para residências nos próximos anos.

Na dúvida entre energia solar fotovoltaica e térmica, consulte a Emap Solar, especialista em consultoria e projetos integrados de equipamentos para usinas fotovoltaicas, além da tecnologia Omniled (plataforma de iluminação autônoma).

Navegue em nosso site e conheça nossos serviços!

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.