Blog
Placas Solares: tudo o que você precisa saber!

Placas Solares: tudo o que você precisa saber!

O sol nos fornece mais energia do que podemos usar, e ninguém pode monopolizar seus raios, não é mesmo? Mas podemos pegar emprestado, ufa! 😅 Provavelmente, é por isso que foram inventadas as placas solares.

Há muitas razões pelas quais sua casa ou empresa deve contar com um sistema que aproveita a energia solar. Você pode, por exemplo, se blindar contra o aumento de preços da conta de luz com a instalação das placas solares.

Se você não entende bem como pode se beneficiar exatamente, fique tranquilo. Confira tudo o que você precisa saber sobre este moderno sistema de geração de energia concedido pela instalação da placa solar.

O que São Placas Solares?

As Placas Solares – também chamadas de painéis solares fotovoltaicos – representam uma das maneiras mais eficientes de gerar sua própria eletricidade e economizar dinheiro ao mesmo tempo.

Elas são ecologicamente corretas, por isso é fácil entender por que cresceram tanto em popularidade, conquistando milhares de adeptos no Brasil e no mundo.

Um painel solar é composto de pequenas células fotovoltaicas (PV) que se ligam, convertendo a energia do sol em eletricidade utilizável.

A colisão das partículas de elétrons dentro do painel é o que gera o fluxo de eletricidade que liga a lâmpada e alimenta sua TV, laptop, ou qualquer outro aparelho.

Energia mais limpa e mais verde

Todos nós sabemos da importância de sermos mais amigos do meio ambiente e reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Por isso, não é de se admirar que tantos proprietários de casas, estabelecimentos e empresas reconhecem a relevância das Placas Solares como uma fonte sustentável de energia mais limpa e mais verde.

Placas Solares

Por que? Ora, os Painéis Solares são considerados uma das formas mais ecológicas de gerar energia renovável, simplesmente porque produzem pouco ou nenhum resíduo químico (incluindo o dióxido de carbono), que tem um impacto prejudicial no meio ambiente.

Inclusive, você sabia que todos os dias o sol nos fornece 6.000 vezes a quantidade de energia usada pelos humanos em todo o mundo? Então, aproveitando parte dessa energia livre para abastecer sua empresa, por exemplo, sobra uma fonte sustentável de energia renovável por muitos anos.

Como Funcionam as Placas Solares?

Depois de conhecer a potência tremenda do sol, você deve estar pensando: mas como as placas solares captam tamanha incidência?

As células solares dentro dos painéis atuam como um semicondutor que converte a luz do dia em eletricidade. Essa eletricidade gerada pelos painéis é DC (corrente contínua). Em seguida, ela é convertido em CA (corrente alternada) usando um inversor. Posteriormente, é distribuída ao painel elétrico do imóvel.

Sanduíche de Células

Especificando, um painel solar funciona permitindo que fótons, ou partículas de luz, liberem elétrons dos átomos, gerando um fluxo de eletricidade. Painéis solares, na verdade, compreendem muitas unidades menores chamadas células fotovoltaicas(Fotovoltaica quer dizer que elas convertem a luz do sol em eletricidade.)

Muitas células como estas conectadas é que formam um painel solarCada uma delas é, basicamente, um sanduíche composto de duas fatias de material semicondutor, geralmente de silício – o mesmo material usado na microeletrônica.

Para funcionar, as células fotovoltaicas precisam estabelecer um campo elétrico semelhante ao campo magnético, com pólos opostos. Para obter este campo, os fabricantes aliam o silício a outros materiais, dando a cada fatia do sanduíche uma carga elétrica positiva ou negativa.

Energia Mista

Dessa maneira, a transformação ocorre misturando energias opostas, uma verdadeira salada mista, cuidadosamente calculada. Na confecção da placa solar, o fabricante adiciona fósforo na parte superior de silício, formando elétrons com carga negativa.

Enquanto isso, o lado inferior recebe uma dose de boro, o que resulta em menos elétrons ou uma carga positiva. Tudo isso contribui para um campo elétrico na junção entre as camadas de silício.

Então, quando um fóton de luz solar libera um elétron, o campo elétrico empurra esse elétron para fora da junção de silício, e os outros componentes da célula fotovoltaica transformam esses elétrons em energia utilizável.

As placas condutivas de metal localizadas ao lado das células coletam os elétrons e os transferem para os fios. Nesse ponto, os elétrons podem fluir como qualquer outra fonte de eletricidade. E está feita a mágica! ✨

Existem outros tipos de energia solar – como a térmica, que opera de maneira diferente do painel solar fotovoltaico, mas também aproveita o poder da luz solar para gerar calor, no caso, para aquecer água ou ar.

Por que Instalar Placas Solares?

Além de gerar energia sustentável e “cumprir sua parte” quanto à preservação do meio ambiente, existem outras vantagens em optar pelas placas solares para a produção de eletricidade como, por exemplo:

Benefícios das Placas Solares

☀️Possibilidade de ganhar dinheiro com a eletricidade que você produz, caso consiga exportar;

☀️Redução do valor da despesa de energia elétrica;

☀️Diminuição da emissão de carbono na atmosfera, gerando energia limpa;

☀️Permite que você invista no futuro e torne-se menos dependente da Concessionária de Energia;

☀️Te ajuda a economizar dinheiro se os preços da eletricidade continuarem a subir.

Placas Solares

Economia Relevante

Este último ponto é justificado devido aos combustíveis fósseis como carvão e gás natural que, não só são ruins para o meio ambiente, como também são recursos limitados. Isso se traduz em um mercado variável, no qual os preços da energia se alteram bastante e vivem aumentando.

 

Independência Significativa

É por isso que a eletricidade advinda da energia solar representa a sua independência! Ou seja, ao investir em sistemas de energia solar, você pode facilmente se proteger contra aumentos imprevisíveis nos preços das concessionárias de energia elétrica, e aproveitar a eletricidade durante todo o dia – já que o sol nunca aumenta suas tarifas e lhe traz segurança.

Depois de ter painéis solares em seu telhado, você tecnicamente alcançou um status independente de energia, utilizando a luz elétrica minimamente no período noturno ou em dias chuvosos.

Retorno do Investimento

Por falar em dinheiro, outro detalhe positivo é o custo benefício da instalação das placas fotovoltaicas. Devido à economia de energia proporcionada, é possível obter um retorno sob o investimento dentro de 5 ou 6 anos após a instalação.

Este resultado é muito rápido perto da durabilidade do sistema de geração de energia que pode chegar a 30 anos. Ou seja, uma economia contínua e duradoura!

 

Valorização do Imóvel

Ainda sobre o impacto positivo da energia solar em sua vida financeira, saiba que a instalação de placas fotovoltaicas pode até mesmo contribuir para a valorização do seu imóvel.

O sistema pode promover o aumento do valor de mercado da propriedade, dependendo de alguns fatores como a localização, o tamanho da instalação (número e qualidade dos painéis fotovoltaicos) e o tipo de terreno.

Placas Solares

 

Consciência Ambiental

Por último, mas não menos importante, é a vantagem ambiental. Vale destacar que o sistema de energia solar não polui a natureza e não libera gases de efeito estufa e, por isso, é seguro e ecológico. No entanto, as pessoas ainda estão em dúvida porque a energia solar é boa…

A energia solar é auto-suficiente e a instalação de painéis solares no seu telhado é um caminho seguro e fácil para contribuir para um futuro sustentável . Começar em sua casa é uma ótima maneira de mostrar que você se preocupa com o meio ambiente.

Onde Comprar Placas Solares?

As placas solares podem ser fabricadas de diversos tamanhos e espessuras conforme a sua necessidade ou projeto. Para ir de encontro com a sua demanda, o ideal é procurar uma empresa credível e que realmente entende do assunto. 

Neste aspecto, a Emap vem se tornando referência nacional. Após participar ativamente de vários projetos em todo o país, a empresa segue ativa no mercado de células fotovoltaicas, elaborando projetos de portes variados e credibilidade reconhecida.

Conte com a Emap para garantir a resistência e eficiência das células fotovoltaicas e usufruir o benefício das placas solares pelas próximas décadas! 😎

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.