Blog
Postes Fotovoltaicos: conheça seu funcionamento aqui!

Postes Fotovoltaicos: conheça seu funcionamento aqui!

ILUMINAÇÃO FOTOVOLTAICA: Postes Fotovoltaicos aumentam a segurança e clareiam as vias.

O Poste Fotovoltaico confere vários benefícios às vias, inclusive o de levar uma iluminação noturna eficiente, graças à energia solar. Agora você vai conhecer mais sobre essa excelente possibilidade. 

A Iluminação Convencional

Imagine a cena: uma noite chuvosa, praticamente uma tempestade, uma rua deserta, mal iluminada pela falta de energia ou até mesmo pela falta de um sistema de iluminação. Parece set de filmagem daqueles filmes de terror, não é mesmo?!

Essas situações, apesar de cinematográficas, são usuais em nossa vida. E mais, elas fazem parte do cotidiano das zonas rurais, fazendas, sítios ou em lugares mais afastados como mineradoras.

E são nesses momentos em que percebemos o quanto a iluminação das vias torna nosso dia a dia mais seguro e confortável, prevenindo acidentes e trazendo mais segurança quanto aos furtos.

Desvantagens dos Postes Elétricos

As recorrências dessas situações, porém, mostram que as opções convencionais não são viáveis para uma gama de casos. O custo de implementação assusta muitos dos interessados em melhorar a iluminação das vias de passagem.

Cabos, e as vezes transformadores, são caros, dificultam a instalação, aumentam as perdas elétricas e diminuem a eficiência do sistema. Além disso, são muito visados e estão submetidos a furtos devido aos materiais de sua composição, principalmente em regiões mais distantes.

Dificuldades Contínuas

Mesmo quando a questão financeira não é exatamente um problema, as questões técnicas persistem: o sistema de iluminação permanece submetido a toda instabilidade da rede elétrica. Locais distantes tendem a ter maior flutuação de tensão, serem mais suscetíveis a falhas e com maior tempo de restauração da rede.

Todos esses pormenores fazem com que os postes de iluminação convencionais sejam menos indicados.

Além disso, a instabilidade na rede diminui a vida útil do equipamento, aumentando o gasto com manutenção. Qualquer pequena falha na rede que causa uma queda do fornecimento de energia, impossibilita a iluminação e a cena de filme de terror volta a fazer parte da vida real.

Descubra os Benefícios dos Postes Fotovoltaicos

Agora, esqueça a escuridão que aumenta a sensação de risco e pense em uma iluminação pública fotovoltaica. É que os postes solares podem garantir maior segurança, economia e eficiência por meio da iluminação fotovoltaica.

Os postes solares fotovoltaicos ou poste de energia fotovoltaica surgiram com o desenvolvimento de sistemas de geração de energia e hoje representam uma opção muito interessante em sanar os problemas mencionados acima, gerando energia por meio de módulos fotovoltaicos.

Utilizando de uma fonte limpa e renovável, os postes fotovoltaicos não precisam de cabeamento e nem da rede elétrica, funcionando de maneira independente. Confira outras vantagens:

Estabilidade

Com isso, questões como a flutuação ou afundamento de tensão deixam de ser problema, uma vez que os postes fotovoltaicos contam com controladores de carga, que permitem o funcionamento da iluminação de forma constante.

Economia & Segurança

Os postes de iluminação solar com leds, como o próprio nome já diz, utilizam as lâmpadas de LED, energeticamente mais econômicas e com maior vida útil que as lâmpadas convencionais.

Assim, o custo com manutenção e também troca de equipamento é reduzido, tornando os postes fotovoltaicos uma opção cada vez melhor.

Com o uso de lâmpadas LED’s, os postes fotovoltaicos aumentam sua eficiência, consumindo menos energia e iluminando melhor, aumentando também o conforto e a segurança para os usuários das vias.

Versatilidade

Esses sistemas de iluminação também são bastante adaptáveis, uma vez que podem ser fabricados com diferentes potências, 30W, 50W e 100W, e também diferentes alturas, 5m, 6m, 7m e 10m, sendo, portanto, projetado para melhor adequar ao ambiente a ser implementado.

Poste Solar Fotovoltaico: como funciona?

poste fotovoltaico

Para o seu funcionamento, o sistema de iluminação fotovoltaica, além de placas solares, conta com baterias, garantindo uma autonomia de funcionamento de até 3 dias, com cargas de trabalho de 8 ou 12 horas, dependendo da aplicação.

Isso permite que o sistema de iluminação solar permaneça funcionando mesmo em um dia, ou noite, de chuva, utilizando da energia armazenada durante os dias ensolarados.

O sistema tem robustez para funcionar mesmo quando há vários dias seguidos com baixa incidência solar, uma vez que o dimensionamento do sistema de armazenamento leva em consideração, uma média menor de horas de sol por dia.

Com tantas qualidades, os Postes Fotovoltaicos solucionam os mais diversos outros problemas de iluminação como:

💡 São robustos contra a falta de energia;

🌐Disponibilizam uma iluminação mais confortável por utilizar lâmpadas LED (quando comparada às soluções convencionais);

🔆São adaptáveis a diversos ambientes;

🔒Aumentam a sensação de segurança;

✅ Sua instalação é muito mais fácil e prática;

♻ Geram energia limpa;

🔎São mais econômicos.

A partir disso, fica claro que aquele contexto de filme de terror não precisa continuar existindo. 

Projeto de Poste Solar

Para sanar os transtornos gerados pela iluminação convencional e usufruir as vantagens dos postes fotovoltaicos, basta entrar em contato com a Emap e solicitar um projeto de poste solar.

Você Sabia?

A EMAP SOLAR é pioneira e está se tornando uma referência nacional de implantação de usinas fotovoltaicas e sistemas fotovoltaicos de geração distribuída.

Para a instalação de postes fotovoltaicos, entre em contato e peçao seu projeto de poste solar com uma empresa de engenharia especialista e capacitada em realizar as melhores e mais eficientes soluções:

Emap Solar

  •  +55 (31) 3223-1430;
  •  +55 (31) 99632-2511;
Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.