Blog
USINA SOLAR DO MINEIRÃO E O ÍNICIO DA EMAP SOLAR

USINA SOLAR DO MINEIRÃO E O ÍNICIO DA EMAP SOLAR

Existe uma grande curiosidade sobre o ínicio da EMAP SOLAR e sua participação na execução da montagem da usina solar do Mineirão. Por isso vou contar aqui um pouco de história, já que isso tem tudo a ver com o que eu faço hoje e com a empresa cada dia maior e mais sólida que estamos construindo.

A EMAP SOLAR nasceu após executarmos em 2013, ainda como EMAP MONTAGENS, empresa que assumi em 2006 após o falecimento do meu pai, a montagem mecânica dos 6 mil módulos fotovoltaicos da Usina Solar do Mineirão. Não foi por acaso que conseguimos o contrato. Na época da concorrência internacional para a montagem da usina, trabalhávamos em diversas montagens metálicas referentes à reforma do estádio. Já estávamos há dois anos mobilizados na obra e contar com uma empresa com experiência em montagens de diversos níveis de complexidade e com amplo conhecimento do local onde o serviço seria executado foi uma opção da Martifer Solar, empresa vencedora da licitação.

Após a experiência de participar desse icônico projeto (montagem da Usina Solar do Mineirão), confesso que fiquei apaixonada com a tecnologia e decidi que fomentá-la e promover o seu crescimento no Brasil seria uma missão pessoal. Foi assim que nasceu a marca EMAP SOLAR que começou como uma unidade de negócios da EMAP MONTAGENS e, em 2015, transformou-se numa empresa independente.

Entre 2013 e 2015, dei inúmeras palestras e entrevistas, visitei diversas empresas, implantei o primeiro projeto de geração distribuída (GD) da cidade de Belo Horizonte, participei da primeira audiência pública sobre o setor na Câmara Municipal da cidade, enfim, apostei nessa tecnologia incrível que cada dia ganha mais adeptos no país.

Fazer parte da história inicial da tecnologia no país e compreender que foi a Usina Solar do Mineirão o ponto de partida para tudo o que já construímos na EMAP SOLAR é algo que me enche de orgulho e me faz querer ir sempre mais para o “alto” e além, levando excelência e qualidade para um mercado que clama por credibilidade e competência técnica.

 

Artigo escrito por Miriam Penna Diniz – Diretora de Novos Negócios e fundadora da EMAP SOLAR, além de Grande Vencedora do Prêmio Grandes Mulheres 2017.
Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.