Blog
Como a Fazenda Solar Beneficia o Produtor Rural?

Como a Fazenda Solar Beneficia o Produtor Rural?

Agricultores geram energia renovável cultivando milho para a produção de etanol. Mas a Fazenda Solar também é efetiva para aumentar a renda de produtores que usam a luz solar para suprir demandas rurais.

A energia renovável e a agricultura possuem ingredientes extremamente promissores e harmoniosos.

Quando combinados, podem aumentar a produtividade e revelar alta eficiência e economia para o produtor rural.

Não param de surgir alternativas incríveis de energia renovável e agricultura, como a Energia Eólica, a Biomassa a Energia Solar para Fazenda, auxiliando os produtores em longo prazo.

Dentre estas, energia solar obteve enorme destaque no Brasil, sobretudo na última década, promovendo o aumento de fazendas solares, em comunidades rurais ou verdadeiras indústrias solares.

Compromisso Brasileiro de Sustentabilidade

Primeiramente, é preciso destacar que o país participa de planos e convenções com metas de redução de CO2, e na agricultura não poderia ser diferente.

Agricultura Sustentável

O Plano ABC (Plano setorial da Agricultura) já apresenta números favoráveis em relação ao compromisso, tendo alcançado entre 68 a 105% de meta cumprida, antes mesmo de 2020.

Isso significa que os brasileiros andam fazendo o dever de casa e formando uma rede agrícola cada vez mais sustentável.

A nova perspectiva inclui painéis fotovoltaicos para aproveitar a luz do sol e aumentar a efetividade das atividades rurais.

Estes sistemas são financeiramente viáveis e bombeiam água para as plantações, alimentam máquinas e equipamentos agrícolas, além de fornecer luz, calor, resfriamento ou ventilação às instalações rurais.

Agropecuária Sustentável

Mas a energia solar no Agronegócio pode ser utilizada não só no cultivo agrícola e agricultura familiar, como também se estende à pecuária e agropecuária.

Você vai conhecer soluções eficazes e acessíveis para vedar currais e áreas de pastagem de bovinos, suínos, equinos e/ou avicultura.

Assim, a gestão do produtor rural é facilitada com estratégias da energia solar, bem como a fazenda solar, uma possibilidade real para ampliar sua autoridade com um dos maiores aliados do campo: o sol.

Conheça a Fazenda Solar

fazenda solar

A Fazenda Solar é um investimento amplo e versátil, sendo também chamada de Usina Fotovoltaica ou Parque Solar.  

Geralmente, a fazenda solar é projetada para gerar eletricidade suficiente para beneficiar múltiplos empreendimentos ou condomínios residenciais pertencentes à empresas privadas ou serviço público.

Em linhas gerais, as fazendas solares contam com a montagem de painéis fotovoltaicos numa extensão suficiente de solo para prover amplo abastecimento de energia.

Um exemplo de instalação na cidade é a Usina Solar do estádio Mineirão, e no meio rural, uma iniciativa brilhante de fazenda solar que é o Projeto Usina Escola, representando o âmbito da educação.

Fazenda de Energia Solar: mas como funciona?

Além de reduzir a poluição, o conjunto de Placas Solares instaladas na Fazenda Solar reduzem a dependência da energia elétrica – inclusive em locais remotos onde não há disponibilidade ou a instalação é excessivamente cara.

O conceito de fazenda solar pode ser associado tanto à energia direcionada às comunidades rurais, quanto à produção em uma escala ainda maior.

Para a sua elaboração, é necessário conscientizar a todos sobre a importância de substituir os combustíveis fósseis para uma nova cultura comercial sustentável.

E a Comunidade Solar?

A popularização da energia solar e o crescimento de fazendas solares faz parte na ideia de comunidade solar que decolou nos últimos anos – à medida em que as pessoas percebem que não precisam instalar painéis em seus próprios telhados para usufruir as vantagens da fazenda solar.

O projeto solar comunitário também pode ser chamado de jardim solar, uma usina que gera eletricidade compartilhada com vários beneficiados.

Como os painéis solares ocupam boa parte de terra, vistos de cima, eles lembram plantações, e assim os integrantes da fazenda solar possam subsidiar partes do investimento.

Funcionalidade: coloque o sol para trabalhar na fazenda!

fazenda solar

Você sabia que toda a energia armazenada nas reservas de carvão, petróleo e gás natural de toda a Terra são equivalentes à energia de apenas 20 dias de sol?! 😱

Isso significa que, em se tratando de Energia Solar na Agricultura, praticamente todo o Brasil recebe luz solar de sobra para abastecer uma Fazenda de Energia Solar seguramente.

A potência do Painel Fotovoltaico que gera energia pode também alimentar as operações agrícolas como a retirada de água potável de poços, lagos ou rios de maneira tão ou mais eficaz que os métodos convencionais.

Energia Solar para Fazenda

A Energia Solar na Agricultura pode ser implementada de várias maneiras como no aquecimento hidráulico, geração de eletricidade para estufas, bombeamento solar de água para reservatório de gado ou irrigação de lavouras.

Os aquecedores solares também fornecem água quente para fazendas de laticínios, higienização em alta temperatura e pleno funcionamento de máquinas, cercas elétricas e geradores de energia.

Logo, tanto edifícios da cidade quanto produtores com instalações rurais podem usar a captação de luz natural, economizar energia elétrica e proteger o meio ambiente.

07 Aplicações Inteligentes da Energia Solar na Agricultura

Os avanços constantes na tecnologia e valores competitivos no mercado impulsionam o crescimento da Fazenda Solar como uma grande tendência em nível mundial.

Além das sugestões mencionadas, a energia solar na agricultura pode ser aproveitada para atender a diversas utilidades do campo.

É o caso dessas sete funcionalidades benéficas que exemplificam o uso da Energia Solar para Fazenda a favor do produtor rural:

  1. Fornecimento de Eletricidade – inclusive em áreas remotas;
  2. Sensores de Solo Movidos a Energia Solar – alta precisão para medir o volume de umidade do solo, precipitação de chuvas e regular intensidade;
  3. Cerca Elétrica Solar –  que protege o patrimônio rural e impede a fuga de rebanhos;
  4. Estufa com Aquecimento Solar – bastante procurada por diversos ramos do Agronegócio;
  5. Secagem de Colheita e Grãos – o sol seca os grãos de modo mais uniforme que máquinas;
  6. Irrigação por Bombeamento Solar – retirada de água e transferência conforme a necessidade (Confira outras Vantagens do Bombeamento Solar);
  7. Tratores Movidos a Energia Solar – que estão sendo lançados aos poucos.

Essas são algumas oportunidades possíveis para aproveitar os raios solares que incidem diariamente e incansavelmente em sua fazenda. Quer um funcionário mais exemplar que este?!

Investimento x Economia

Como você pode perceber, a energia solar para fazenda conta com várias técnicas que demandam investimento inicial, mas rapidamente estes custos são recuperados, visto que o combustível é gratuito – o próprio sol.

Isso requer o planejamento dos agricultores para um investimento adequado e grande economia de dinheiro, evitando as altas (e imprevisíveis) despesas da conta de luz.

Além da economia e menor dependência de energia elétrica, outra vantagem é a baixa manutenção do painel solar e aumento da eficiência da produção rural, veja alguns exemplos:

  • Os viveiros com efeito de estufa, por exemplo, permitem o crescimento das culturas durante todo o ano;
  • Painéis fotovoltaicos também podem secar culturas mais rapidamente e uniformemente do que outros métodos;
  • Além disso, o coletor solar reduz os gastos quando instalados em fazendas leiteiras e de ​​gado, já que a energia solar atende aos equipamentos necessários neste tipo de produção.
fazenda solar

Como você já sabe, os custos operacionais da agricultura e horticultura são altos e desanimam muitos produtores brasileiros.

Para não minar seu sonho, a energia solar para fazenda ampara os agricultores, melhora o rendimento, reduz custos e aumenta sua confiança em uma colheita abundante!

Para saber mais sobre a implementação de painel solar para o produtor rural, entre em contato com a Emap Solar agora mesmo.

Se você busca uma equipe experiente para ajudá-lo a equilibrar suas prioridades com a fazenda de energia solar em projetos a partir de 50kWp, atendemos investidores, integradores, empresas indústrias.

Conte com as melhores tecnologias de energia solar para o seu negócio: escolha a Emap Solar!

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.