Blog
Como fazer o armazenamento de energia solar fotovoltaica?

Como fazer o armazenamento de energia solar fotovoltaica?

A energia solar é um tipo de energia sustentável e limpa. Possui muitas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para a economia, pois é uma energia muito mais barata que as “tradicionais”.

Mas, o que vamos abordar hoje é: como armazenar energia solar

A energia solar não é uma das mais fáceis de serem armazenadas e, exige uma estrutura eficiente.

Como os recursos da captação de energia é o Sol, e ele só aparece durante o dia, é necessário armazenar energia solar, principalmente em sistemas fotovoltaicos. 

Os sistemas de energia solar fotovoltaicos são muito promissores no Brasil, são eles que transformam energia solar em energia elétrica e, dependem muito da eficiência em armazenar energia solar

São necessárias então redes de transmissões, que podem não ser tão eficazes, principalmente, se partir do princípio que o maior consumo de energia é durante a noite, quando as placas solares não estão captando luz. A rede pode ficar sobrecarregada. 

Como Armazenar Energia Solar?

Para armazenar energia solar, usa-se um procedimento que outras energias também usam: baterias. Especialmente o sistema fotovoltaico, que são compostos por três componentes: placas solares, controladores de cargas, inversores e baterias. 

Após a captação da luz solar, ela é transformada em energia térmica ou elétrica. A energia solar fotovoltaica produz energia elétrica e é esta que será armazenada. Assim, o consumo poderá ser feito durante a noite ou em dias nublados. 

As baterias de chumbo-ácido e níquel-cádmio foram as primeiras a serem usadas para essa finalidade. Hoje existem também as de de Íons de Lítio.

A bateria, nestes casos, têm a função de acumular energia e não de fornecer. Fomentam sistemas como o off-grid, que não é dependente da rede de transmissão elétrica. 

As baterias mais recomendadas para armazenar energia solar, em sistemas fotovoltaicos, são as baterias estacionárias, abrindo espaço também para baterias seladas, que são uma derivação das estacionárias, porém podem ser transportadas sem grandes riscos. 

São mais usadas devido a sua função de sobrecarga de energia elétrica moderada, por longos períodos. Sua durabilidade é ideal para sustentar sistemas que conseguem armazenar energia solar. 

Lembrando que a quantidade de baterias para armazenar energia solar deve ser calculada para mais, evitando assim a falta de energia. 

Em sistemas Off-Grid não existe auxílio de redes de transmissão locais, ou seja, são independentes, por isso precisam estar bem abastecidos com “créditos de energia”. 

Funciona de forma parecida a um nobreak, que após a queda de energia, ainda transmitem cargas elétricas, sem perder a eficiência e qualidade na entrega de energia.

O Off-Grid, para uso residencial, não só reduzirá a conta de luz, como fará com que ela não exista mais. 

Em sistemas On-grid, usa-se a bateria com a mesma funcionalidade do Off-Grid. Porém, não é um sistema independente, pois é ligado à rede de transmissão elétrica. 

E, quando falamos em armazenar energia solar, podemos citar o uso da energia para bombeamento solar. Esses casos, na maioria das vezes, fazem uso de sistemas Off-Grid, devido a independência que ele oferece. 

As bombas d’águas, são conectadas diretamente nas placas solares, o que liga o sistema fotovoltaico ao bombeamento.  

Dessa forma, podemos observar que é possível produzir e armazenar energia solar, sem precisar da interferência de terceiros, você só precisará de profissionais capacitados para orientar a instalação. 

Empresa de energia solar

O processo de armazenar energia solar exige cuidado, assim como todas as outras etapas que envolvem a captação de energia.

A Emap Solar é especialista e pioneira no Brasil neste ramo e confere atenção a todos os detalhes que envolvem energia solar. 

As empresas de energias solares são responsáveis pela instalação de sistemas que irão gerar e armazenar energia solar.

Elas precisam investir em uma gestão de responsabilidade, para melhorar a entrega de resultados. 

Devem ter profissionais capacitados e que compreendem toda regulamentação que tudo isso envolve, já que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) regulamenta o uso e a instalação completa dessa fonte de energia. 

A Emap é dedicada à pesquisa, desenvolvimento e implantação das melhores soluções em produtos e projetos de energias renováveis e eficiência energética, construindo parcerias de longo prazo com clientes e fornecedores. 

Acreditamos e investimos no potencial desse tipo de energia, em todas as etapas e ferramentas, principalmente as que irão armazenar energia solar garantindo os melhores sistemas e produtos. 

As vantagens de investir em energia solar são muitas e, apostar no custo x benefício para obtenção de energia é a escolha certa. Além de entregar uma energia muito mais em conta, você atua em prol do meio ambiente e abri mão de energias não puras. 

Então, ficou interessado?! Entre em contato conosco para esclarecer questionamentos e pagar mais barato com soluções energéticas. 

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.