Blog
Descubra as Vantagens do Bombeamento Solar

Descubra as Vantagens do Bombeamento Solar

O Bombeamento Solar é efetuado por meio de dispositivos de alta tecnologia que bombeiam a água graças à força da energia solar.

Em locais rurais, por exemplo, que não possuem rede elétrica, o Bombeamento Solar é uma alternativa incomparável que fornece energia fotovoltaica limpa, de modo prático e eficiente.

Conheça a Bomba de Água Solar

bombeamento solar

O Bombeamento Solar é diferente das outras formas de bombeamento convencional em poços artesianos, rios, lagos e lagoas porque conta com uma ferramenta decisiva que é a Bomba de Água Solar, ela não exige combustível, motor a Diesel ou energia elétrica, além de demandar pouca manutenção.

Principais Tipos de Bomba Solar

A Bomba de Água a Energia Solar pode ser confeccionada com tecnologias diversas para atender à algumas funções típicas, como:

– Sistema de Abastecimento de Água;

– Kit Bombeamento Solar para Poço Artesiano;

– Bomba de Piscina Solar;

– Bombas de Água Solar para Transferência;

– Bombas de Circulação para Lagoas;

– Bombas para Reservatório de Água para Gado;

– Sistema de Irrigação Solar;

– Bombeamento Solar de Água para Irrigação Localizada;

– Bomba Solar Industrial.

Componentes do Kit Bombeamento Solar

Como você deve saber, existem diferentes tipos de bombas de água movidas a energia solar, dependendo da finalidade.

Basicamente, um Sistema de Bombeamento Solar que consiste em três componentes principais:

  • Um Módulo Solar (Painel Fotovoltaico) que fornece o poder;
  • Um controlador que interliga e gerencia o sistema;
  • E uma unidade de Bomba de Água Solar que é, na verdade, acoplada a um motor.

Principais Vantagens do Bombeamento Solar

bombeamento solar

✅É econômico para reduzir os custos de tarifa energética;

✅O produtor ou empresário não fica dependente da energia elétrica;

✅Requer baixa necessidade de manutenção;

✅Não emite Ruídos;

Não polui a água nem o ar;

✅Alta Potência de Bombeamento;

✅Não está preso à oscilação do sol.

Entre os demais componentes do Kit Bombeamento Solar, também existe também uma bateria para acumular energia evitando que haja oscilação no funcionamento do sistema em períodos sem radiação solar.

bombeamento solar

Esta é uma vantagem, além de coletar água das profundezas com a força do sol e de maneira sustentável e inesgotável, pois depende apenas do sol.

A Placa Solar para Bombeamento de Água pode ser instalada em praticamente qualquer lugar, mas deve ser orientada conforme a direção exata para captar a máxima potência da luz do sol.

Se você planeja usar o bombeamento solar em uma fazenda, os módulos solares podem ser montados em um local elevado, por exemplo, para ajudar a mantê-los longe ou fora do alcance dos animais.

Isso porque os animais de médio e grande porte podem causar danos ao Kit Bombeamento Solar caso algum de seus componentes estiver em uma área muito acessível.

Dependendo do tipo de bomba solar que a utilidade requer, a unidade motorizada pode ser instalada acima do solo e até mesma submersas em riachos e/ou barragens.

Logo, outro lucro do Sistema de Bombeamento Solar de Água se deve ao alto poder de captação diário, dependendo do porte das instalações e da profundidade de extração.

Energia Solar Bombeamento de Água Como Funciona?

Como você já aprendeu, os painéis fotovoltaicos que compõem o sistema de bombeamento de água solar são a fonte do projeto.

bombeamento solar

As células localizadas no interior das placas possuem uma ou duas camadas revestidas de material semicondutor (geralmente silício) que produzem eletricidade de corrente contínua (DC) quando expostas à luz solar.

Dessa maneira, o sol aquece as Placas Solares, colidindo suas partículas internas que impulsionam o motor da bomba solar.

Essa corrente também pode fluir para um controlador que gerencia a energia que entra e regula a velocidade da bomba solar, além de protegê-la para não sobrecarregar ou baixo funcionamento sem luz solar.

Máxima Eficiência

Sempre que o sol brilha, a corrente gira o motor e a bomba opera. Se houver necessidade de operar a bomba por mais horas, por exemplo, à noite, deve-se incluir um sistema de bateria.

Ela é fundamental para armazenar eletricidade durante o dia para que a bomba solar continue operando em máxima eficiência no período noturno.

Contudo, o Kit Bombeamento Solar nestes casos pode demandar maior quantidade de painéis para carregar a bateria.

Instalação Prática

Um sistema de bombeamento movido a energia solar é bastante fácil de instalar, especialmente se você decidir que não precisa de uma bomba de água solar acoplada a bateria.

Nesse caso, o sistema só funcionará quando o sol estiver brilhando e parará quando não estiver.

Um pólo de montagem é concretado no solo e, uma vez que o concreto tenha sido montado, os painéis solares são montados nele, assim como a caixa de controle.

As bombas geralmente possuem um cabo de alimentação que conecta os painéis ao controle e|ou bateria.

Projeto Imprescindível

Apesar de montagem fácil e prática, não há dúvidas de que um sistema de Bombeamento Solar eficiente demanda um projeto bem feito e adequado ao pleno funcionamento do trabalho.

Para isso, conte com profissionais competentes para avaliar o solo do território, a profundidade da água, a distância dos componentes do kit de bombeamento solar, e as estratégias necessárias para prevenir que o seu investimento seja levado “correnteza abaixo”.

Lembre-se que muitas vezes, o barato pode sair bem mais caro. Recorra a uma empresa especializada em Energia Solar e experiente em criar e executar projetos de Bombeamento Solar também para bombear alto volume de água em indústrias, empresas ou fazendas de grande porte.

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.