Blog
Economize na conta de luz com a sua instalação elétrica

Economize na conta de luz com a sua instalação elétrica

Todos nós queremos economizar em nossa conta de luz. É lógico. E existem vários truques para diminuir um pouco o nosso consumo ou para diminuir um pouco o valor da conta. Mas, em vez de seguir “remédios caseiros”, se realmente deseja obter o máximo de economia na sua conta de luz, aconselhamos renovar ou manter em boas condições o seu sistema elétrico. Com lâmpadas eficientes e os melhoramentos adequados para a sua instalação elétrica, poderá obter resultados surpreendentes na sua fatura.

Economia de luz e iluminação eficiente

A decisão mais rápida que podemos tomar se considerarmos seriamente pagar menos pela eletricidade é trocar o sistema de iluminação que temos em casa.

Para encontrar a melhor iluminação para a sua casa, é necessário encontrar um equilíbrio em relação à iluminação natural de cada divisão.

Você tem à sua disposição diversas modalidades. Escolha uma luz um pouco mais quente em ambientes que convidam ao relaxamento e tranquilidade, como quartos. Use luz fria para áreas movimentadas, como a cozinha ou a sala de jantar. O investimento vale a pena.

Mas o mais importante é a eficiência energética que garantem. Com um sistema de iluminação altamente eficiente como as lâmpadas LED, pode atingir uma redução no consumo de energia de até 75%, em comparação com as lâmpadas tradicionais.

Leve em consideração o seguinte…

  • Limpe periodicamente as luminárias, pois a sujeira reduz o nível de iluminação das mesmas.
  • Desligue as luzes que não são necessárias.
  • Avaliar a possibilidade de utilizar luz natural. Opte sempre por tintas claras e instale elementos transparentes ou semelhantes, para aproveitar este recurso, desde que proporcione um nível de iluminação adequado.
  • Instale superfícies que possam refletir para direcionar e aumentar a iluminação e possibilitar a redução do uso das lâmpadas.
  • Uso de lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão em iluminação externa.
  • Selecionar adequadamente lâmpadas para fornecer os níveis de iluminação exigidos pelos regulamentos de acordo com o tipo de atividade que realizam.

Controle de consumo com instalação elétrica otimizada

É tão importante mudar a iluminação, bem como ter um sistema de instalação elétrica ideal em sua casa, para obter a melhor otimização energética possível.

Mas sobre o que é esse serviço? Basicamente, trata-se da instalação de um sistema adequado e de geradores e acessórios com os quais se consiga uma temporização e regulação do consumo de energia elétrica que pode ser realizado nas instalações, tanto em residências privadas como em empresas.

Uma instalação elétrica profissional economiza custos

Outra razão pela qual algumas instalações elétricas apresentam consumo excessivo é devido a uma deficiência na instalação original ou ao uso de materiais de baixa qualidade.

Uma instalação elétrica bem executada, por uma equipa de profissionais experientes e com os materiais da melhor qualidade disponíveis, evita perdas de energia. Muitos consumidores sofrem um aumento no custo da energia elétrica devido a essas perdas, quando na realidade seu consumo não mudou ou é ainda menor do que em anos anteriores.

Se pretende garantir que só vai pagar à distribuidora elétrica o consumo que efetivamente faz, deve ter uma instalação elétrica adequada, e realizada de forma profissional e com materiais que lhe possam prestar um serviço sem fissuras nem riscos.

Hoje, o material elétrico de baixa tensão apresenta alta eficiência energética. Isso tem sido alcançado graças ao investimento dos fabricantes no desenvolvimento tecnológico e na implementação de melhorias nos processos de design e produção. Deve-se acrescentar que a seleção e instalação adequadas de equipamentos elétricos podem reduzir as perdas de energia em mais de 75%.

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.