Blog
Em que consiste a iluminação inteligente para a casa?

Em que consiste a iluminação inteligente para a casa?

A iluminação residencial inteligente representa a fusão da inovação em iluminação com as vantagens da automação residencial.

Ou seja, se escolhermos ter um sistema de iluminação inteligente para a casa, teremos um sistema de iluminação que poderemos gerir e que além de ligar ou desligar as luzes, estabelecer uma programação de rotina ou mesmo permitir uma automatização com que a luz se adapte às condições da casa em todos os momentos.

Apesar de a iluminação inteligente ser muito difundida e a comercialização dos seus produtos totalmente acessível, muitos conceitos não são totalmente claros. Por isso tentaremos responder às perguntas mais frequentes neste setor.

Quais são os benefícios da iluminação inteligente?

Obviamente, a iluminação doméstica inteligente é recomendada pelos muitos benefícios que oferece para quem mora na casa.

A primeira vantagem é o conforto. Entre as suas principais funções, a iluminação inteligente tem de se adaptar às necessidades de iluminação de cada divisão e em cada situação.

O desconforto de ter muita luz ou não ter a suficiente não é problema com a iluminação inteligente.

O usuário pode regular a luz de acordo com suas preferências e sempre mantê-la com determinada intensidade ou administrá-la conforme o apropriado.

A outra grande vantagem é a economia financeira. Todos os proprietários de uma casa com iluminação inteligente afirmam ter reduzido consideravelmente a conta de luz.

A razão é que, logicamente, o consumo de energia de cada lâmpada é reduzido e a quantidade de luz é adaptada ao que realmente é necessário.

Contar com nobreaks ou até alugar um, pode dar segurança para evitar possíveis danos a rede elétrica.

Como funciona a iluminação doméstica inteligente?

A iluminação inteligente pode funcionar de várias maneiras. O mais conhecido, embora mais usado na iluminação pública, é a detecção de movimento.

Nestes casos, o sistema de iluminação inteligente detecta a proximidade de uma pessoa e ilumina o espaço que vai ocupar, da mesma forma que apaga à medida que a pessoa se afasta.

O uso da voz também é um sistema clássico de controle de iluminação. Podemos ativar ou programar funções da nossa voz (com até reconhecimento individual), para ligar, ativar ou ajustar a iluminação que desejamos.

Um dos maiores avanços no uso de iluminação doméstica inteligente é a programação de software de automação.

Com essas funções, alguns sistemas de iluminação podem identificar a intensidade da luz natural por conta própria e fornecer iluminação adequada. Desta forma, desligam se houver luz suficiente em uma determinada zona da casa ou oferecem maior intensidade à medida que escurece.

Claro, a ligação com a tecnologia móvel permitiu um maior desenvolvimento da iluminação inteligente. Dependendo dos diferentes fabricantes, podemos tirar proveito de aplicativos móveis (apps) para gerenciar toda a iluminação de nossa casa.

Se tivermos uma casa de automação residencial, provavelmente também podemos integrar a gestão da iluminação com o resto dos dispositivos existentes.

Por fim, os softwares cada vez mais desenvolvidos desses sistemas também nos permitem estabelecer rotinas e diretrizes de uso, como por exemplo que as luzes inteligentes acendam em um determinado horário, para adaptá-las aos nossos hábitos diários.

Como usar a iluminação doméstica inteligente?

Se você deseja aproveitar ao máximo as possibilidades da iluminação inteligente, aqui estão algumas dicas para explorar todo o seu potencial:

  • Aproveita a luz natural: configure a automação com a qual a iluminação inteligente se adapta à luz natural de cada dia.
  • Definir alarmes: Com a possibilidade de criar rotinas em um sistema de iluminação inteligente, programe o acender das luzes para um acordar gradual e confortável.
  • Controle o consumo: Esteja ou não em casa, você pode aproveitar as vantagens dos aplicativos de iluminação inteligente para controlar o consumo de energia. Você evitará deixar luzes acesas e saberá quanta despesa está gerando em tempo real.

O importante é que conte com internet em casa e dados móveis no seu smartphone para que possa controlar a todo o momento os seus sistemas e energia.

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.