Blog
Energia Solar: 7 Curiosidades que Você Provavelmente Não Sabe!

Energia Solar: 7 Curiosidades que Você Provavelmente Não Sabe!

A Energia Solar no Brasil não só torna o país mais econômico e ambientalmente seguro, como também reduz a dependência de combustíveis fósseis, uma alternativa relevante e competitiva frente à exploração de petróleo, gás e carvão mineral.

Enquanto estes se esgotam ou tem sua extração cada vez mais cara, a energia solar, por sua vez, é reabastecida diariamente pelo astro Sol, uma fonte gratuita e para todos.

Confira 10 curiosidades sobre a Energia Solar: ecologicamente correta, de fácil instalação, que exige baixa manutenção, e um recurso renovável tão significativo para a humanidade!

1. A Energia Solar Tem Uma Longa História

energia solar

Muita gente considera a energia solar como uma nova tecnologia, mas você sabia que a energia solar foi descoberta há quase 200 anos?

Confira a Timeline da ENERGIA SOLAR:

  • 1839 → o físico francês Alexandre Edmond Becquerel descobriu a capacidade de criar correntes elétricas usando um condutor e os raios do sol, o que batizou de Efeito Fotoelétrico;
  • 1921 → 80 anos depois, Albert Einstein recebe o Prêmio Nobel de Física, sendo reconhecido também por explicar este efeito em um de seus artigos científicos publicado anos antes, em 1905;
  • 1954 → Apesar da descoberta, a primeira célula fotovoltaica de silício foi lançada somente no início da década de 50 pela Bell Laboratories, divulgada pelo jornal The New York Times da época como “o começo de uma nova era”;
  • 1956 → Dois anos depois, já era possível comprar células solares, porém, por um custo alto e praticamente inacessível;
  • 1978 → Ano no qual as calculadoras movidas a energia solar explodiram em todo o mundo. Mas o progresso adicional foi relativamente lento nas duas décadas seguintes;
  • Atualidade → Agora, aqui estamos hoje com um número crescentes de empresas que investem no segmento, e milhares de brasileiros já conseguiram incorporar esta tecnologia em seu cotidiano com a Energia Solar para Residência.
energia solar

2. A Energia Solar É Mais Simples Do que Você Imagina

A maioria das pessoas sabe que a energia solar vem do sol, claro,
Muita gente se pergunta: Energia Solar Como Funciona?

O problema é que muitos acreditam equivocadamente que os métodos são complicados demais para serem entendidos.

O sistema de energia solar atua quando as células fotovoltaicas das Placas Solares fazem com que fótons e elétrons reajam em escala atômica.

Quando os raios de luz colidem com os elétrons, eles “se soltam” e são canalizados para um inversor que transforma rapidamente a energia solar em eletricidade utilizável em sua casa ou empresa. Viu como é fácil?!

energia solar

3. Amplitude da Energia Solar

energia solar

A energia solar será uma fonte confiável e inesgotável de energia – até que o sol morra, o que não vai ocorrer tão cedo.

Na verdade, ela está tão prontamente disponível que até mesmo as grandes cidades podem operar pela mesma, e algumas já utilizam 100% de recursos renováveis.

A cada minuto um novo Painel Fotovoltaico é instalado, e a tendência é aumentar bem mais à medida em que o custo da Placa Solar diminui.

Entre as funcionalidades destes preciosos instrumentos está a geração de iluminação em vias públicas, estacionamentos ou áreas remotas com os Postes Fotovoltaicos: conheça seu funcionamento aqui.

Outra contribuição para áreas rurais ou de grandes indústrias é o Bombeamento Solar que possibilita a retirada de água potável do solo sem estrutura de fornecimento de energia elétrica.

4. A Energia Solar é Muito Mais Saudável Do Que Você Pensa

energia solar

Outro fato que todo mundo sabe é que a energia solar é mais saudável para o meio ambiente. Contudo, essa ideia parece limitada, considerando que não se trata apenas de melhor qualidade do ar.

Se a propriedade do ar está diretamente relacionada às plantas, animais e nossa própria saúde, a energia solar é um dos recursos mais limpos e sustentáveis por não gerar impurezas.

Isso é especialmente importante quando a poluição afeta muitas pessoas como as portadoras de doenças graves, distúrbios respiratórios ou alergias crônicas. Em muitos casos, crianças e idosos são os mais afetados.

Para você ter uma ideia, o Sistema de Energia Solar Residencial reduz o CO2 em quase 100 toneladas durante sua vida útil, já descontando a energia necessária para fabricar os painéis.

Outro ponto positivo é que a energia solar sequer contribui para a poluição sonora, já que todo o processo é completamente silencioso

5. A Energia Solar Está se Tornando Mais Acessível

Na última década, o custo dos painéis solares caiu bastante e a tendência é continuar em declínio.

Outra vantagem é que, desde que eles são instalados, você pode reaver o investimento dentro poucos anos, e sua durabilidade pode chegar a até três décadas.

O custo de manutenção é extremamente baixo, o valor da conta de energia elétrica despenca e você ainda valoriza seu imóvel com a instalação de painéis solares, caso pretenda vender no futuro.

6. A Energia Solar Não Funciona Apenas na Terra

energia solar

Claro, a energia solar pode abastecer casas e empresas, mas também pode alimentar trens, carros e estações espaciais; você sabia que ela pode até alimentar avião solar?

A indústria espacial foi uma das primeiras a adotar esta tecnologia. Na década de 60, começou a usá-la para fornecer energia a bordo de espaçonaves.

O Vanguard 1 foi o primeiro satélite artificial alimentado por células solares – e continua sendo o mais antigo em órbita, registrando mais de 6 bilhões de quilômetros.

Recentemente, em 2016, um piloto suíço chamado Bertrand Piccard voou em um avião movido a energia solar ao redor do mundo sem nenhuma fonte de reserva! 👏

Ele partiu de Abu Dhabi no avião Solar Impulse II e utilizou o experimento para ressaltar a importância da energia solar e o que ela ainda pode fazer pelo planeta.

7. A Energia Solar Pode Ser Um Projeto Coletivo

energia solar

Algumas indústrias e até pessoas físicas decidem ignorar a energia solar porque não querem instalar os painéis em suas propriedades.

Mas você não precisa, necessariamente, de um sistema de energia solar instalado na sede da sua empresa para colher os benefícios.

O conceito de comunidades empresariais que compartilham energia solar através da criação de fazendas solares ou Usinas Fotovoltaicas decolou nos últimos anos.

Com isso, é possível beneficiar milhares de pessoas envolvidas, mesmo em regiões diferentes como é o caso do Projeto Usina Escola.

Mas instalar seus próprios painéis ou montar uma rede de investidores deste empreendimento requer pesquisa, além dos melhores especialistas em energia solar – para o bem do seu bolso e de todo o planeta Terra. 😉

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.