Blog
Energia solar: vantagens e desvantagens

Energia solar: vantagens e desvantagens

A energia solar é uma das mais promissoras do mundo. E, apesar desse tipo de energia possuir vantagens e desvantagens, é imprescindível ter em mente que ela é sustentável! Pois trata-se de energia limpa e, o seu recurso é o Sol, uma fonte inesgotável e renovável. 

A energia solar pode ser convertida em energia térmica ou elétrica. Ela é ministrada pelos sistemas fotovoltaicos, solar térmico e heliotérmico Através de pesquisa e testes a energia solar tem, cada vez mais, ampliado seu potencial e se aperfeiçoado. 

A Emap Solar, inclusive, é uma empresa que se dedica à pesquisa e a busca de soluções para que as vantagens da energia solar se desenvolvam cada vez mais, pois entendemos o custo x benefício que ela oferece. 

Trabalhamos também para diminuir as desvantagens do uso da energia solar, pois acreditamos em seus vários benefícios. 

Inúmeras são as vantagens da produção e uso da energia solar, porém pode haver algumas desvantagens também. Vamos conhecer mais sobre o assunto e colocar na balança, assim poderemos constatar a sua real relevância. 

Vantagens da energia solar

Uma das maiores vantagens da energia solar é o custo benefício, já que ela economiza até 95% no valor total da conta de luz.

É uma energia limpa. A grande vantagem da energia solar para o meio ambiente é que ele não sofre impactos com a sua produção.

Em 2018, a energia solar no Brasil proporcionou eficiência energética, de 115%, em relação ao ano anterior, de acordo com a ABRAVA.

Pouca manutenção está inclusa nas vantagens da energia solar, pois o sistema que fornece energia tem uma longa vida útil e não necessita de constantes manutenções. 

O sistema de captação de luz solar pode ser exposto, seja em cima do telhado de residências ou empresas, pois possui grande resistência climática. 

Investimento de rápida instalação e retorno rápido. Em pouco tempo todo sistema de captação de luz solar é instalado e, após instalado, a economia vem de forma imediata. 

No Brasil, é onde encontramos grandes vantagens para produzir energia solar, já que é um país tropical e recebe grande radiação solar praticamente o ano inteiro. 

A energia solar é vantajosa tanto para o poder público como para empresas e residências. 

Abrange também questões sociais, como a produção de energia para comunidades carentes. É mais vantagem usar a energia solar para atender demandas residenciais e bombear água potável.

Escolas, postos de saúde e centros comunitário, podem se beneficiar também com a eletrificação através da energia solar. 

Usando sistema fotovoltaico para captação de energia solar, é possível evitar a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 30 anos. 

E, em comparação às usinas hidrelétricas, a energia solar é muito mais sustentável. O sistema ajuda a economizar água o equivalente a mais ou menos seis piscinas olímpicas cheias. 

Aproveitamento térmico (aquecimento de água), através da energia solar também é um ótimo investimento financeiro. Estudos indicam que o retorno econômico começam a vir depois de 18 meses de instalação, porém a sua vida útil é de 240 meses. 

Já falamos em poupar dinheiro? Bom, talvez já, mas é muito importante frisar pois a energia solar é realmente muito barata, principalmente quando comparada com o consumo de energia elétrica. 

Proporciona sustentabilidade ao agronegócio, melhorando o seu rendimento e reduzindo o impacto ambiental.  

Desvantagens da energia solar

Uma das maiores desvantagens da energia solar é que ainda há pouco investimento para aperfeiçoamentos das tecnologias exigidas. Existe um amplo potencial, mas ainda limitado por falta de pesquisas e testes. 

No caso da energia heliotérmica, que transforma energia solar em elétrica, a desvantagem da energia solar é que sua implantação exige extensas áreas, quando para uso de usinas. 

O que é uma desvantagem, mas ao mesmo tempo uma vantagem, pois não exigem tanto espaço como a construção de uma hidrelétrica, por exemplo.  

Apesar do retorno do investimento em energia solar ser completamente satisfatório, sua implementação pode ter um custo mais alto, quando em larga escala. 

Porém, se você tem interesse em instalar um sistema de aquecimento solar na sua residência, ou em projetos de pequeno e média escala, será muito mais fácil e a Emap pode te auxiliar de forma eficiente nos dois casos. 

Durante a noite a energia solar não é produzida. Podendo assim ser utilizado sistema fotovoltaico, como opção de captação noturna, mas ainda terá redução da produção.  

O armazenamento exige uma estrutura eficiente pois a energia solar não é fácil de ser armazenada, o que é uma grande desvantagem. 

O descarte de painéis solares exige dedicação, pois apesar de a energia solar ser não poluente, o descarte inadequado dos painéis pode apresentar taxas de toxicidade.

Outra desvantagem da energia solar que vem da falta de investimento em pesquisa é: o uso do silício, componente muito importante na produção de células fotovoltaicas (que absorvem energia solar). 

O Brasil é o segundo maior produtor de silício, mas investe muito pouco na tecnologia voltada para a produção de energia solar. 

Como a incidência de radiação solar sobre a superfície terrestre é “baixa”, é necessário instalar alguns metros quadrados de coletores. Mais uma desvantagem da energia solar relacionada a espaço. 

Bom, já deu para conhecer uma pouco mais sobre o assunto, né? Podemos concluir que as desvantagens da energia solar se dão, na maioria das vezes, pela falta de conhecimento e investimento em tecnologias. 

Logicamente existem também desvantagens espaciais, principalmente em questões de localização na esfera Terrestre. Existem lugares que a incidência de sol é muito pouca, então a energia não seria bem aproveitada, o que não é o caso do Brasil. 

Porém, as vantagem da energia solar abrangem o que temos buscado constantemente no mundo inteiro: economia de dinheiro e alternativas sustentáveis e que não ferem o meio ambiente. 

A Emap está comprometida com a inovação de tecnologias e estruturas que são bases para a energia solar ser viável. Acreditamos que seus benefícios abrangem um público muito grande, já que a energia solar é vantajosa, como já dito, para o setor público e privado.

Mas, afinal, depois deste artigo, qual a sua conclusão sobre as vantagens e desvantagens da energia solar? Compartilhe conosco!

Leia outros artigos também: energia renovável, placas solares, painel fotovoltaico, bombeamento solar e usina fotovoltaica.

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.