Blog
Fontes de Energia Renovável: o futuro chegou!

Fontes de Energia Renovável: o futuro chegou!

Durante um bom tempo, acreditava-se que as Fontes de Energia Renovável seriam utilizadas num futuro bem distante.

A realidade atual contradiz bastante essa ideia. Descubra porque!

Não é mais coisa de filme futurista, os recursos renováveis ​​já representam uma parcela significativa da eletricidade gerada no mundo.

De fato, de acordo com a Instituição americana EIA (Energy Information Administration), até o ano que vem (2020), quase 24% da geração de eletricidade mundial será abastecida pelas fontes de energia renováveis.

Isso significa que os avanços tecnológicos e os incentivos governamentais, sobretudo na última década, tornam cada vez mais fácil, viável e acessível aproveitar as vantagens da Energia Renovável como uma excelente alternativa!

energia renovável

Energia Renovável e Não Renovável: entenda as diferenças

A Fonte de Energia Renovável abrange recursos que podem ser reabastecidos ou substituídos mais rápido que o próprio uso.

O contrário ocorre com as Fontes de Energia não Renovável que, por enquanto, ainda representam a principal fonte energética global..

O que é Energia Não Renovável?

É o caso do petróleo, formado ao longo de bilhares de anos, o que impossibilita uma substituição rápida, em curto prazo.

Além dele, outras Fontes de Energia Não Renováveis são o gás natural e o carvão mineral chamados combustíveis fósseis.

Em sua composição, encontramos, entre outras substâncias mortas, plantas e vegetais soterrados há séculos, tempo suficiente para se transformarem em rochas sedimentares.

Além da limitação de volume, esses fósseis alimentam as Usinas Termelétricas e Nucleares na queima de recursos não renováveis para gerar energia – entre outros materiais como o óleo combustível e o urânio, altamente radioativo.

Classifica-se Como Fontes de Energia Renováveis:

energia renovável

Em contrapartida, a Energia Renovável é abastecida por componentes inesgotáveis, enquanto as fontes de energia não renovável, por sua vez, se esgotam por extração e uso.

Portanto, ao contrário de combustíveis fósseis altamente poluentes para a atmosfera, caros, de extração controlada e risco de escassez, a proposta da Energia Renovável são recursos naturais.

A luz do sol, o vento e a Energia Geotérmica são classificados como fontes de energia renováveis porque sua utilização não prejudica a oferta ambiental, além de produzir atividades altamente eficazes, tão potentes quanto o método convencional.

As Fontes de Energia Renováveis…

Enquanto a terra fornece energias renováveis dia após dia, incessantemente, à medida que os cientistas se dedicam a desenvolver novas e mais eficientes tecnologias, as funcionalidades dos sistemas de energia renovável aumentam exponencialmente.

Cada fonte de energia renovável apresenta vários benefícios dependendo do objetivo. Contudo, o que elas possuem em comum é que todas são opções completamente renováveis de gerar energia limpa.

…E Sua Importância para o Ecossistema:

Sinônimo disso é investir em energia sustentável sem esgotar os recursos naturais, preservando o meio ambiente, não prejudicando o ar, a atmosfera e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os seres vivos.

Além disso, conforme mencionado, a parceria relevante da alta tecnologia possibilita equipamentos avançados e conversores de última geração ampliam as aplicabilidades da Energia Sustentável.

Energia Renovável Exemplos: conheça quatro deles

Agora que você já aprendeu as diferenças entre Fontes de energia Renováveis e Não Renováveis, chegou a hora de conhecer melhor os principais Exemplos Energia Renovável, não perca!

1. Energia solar: o sol brilha para todos

energia renovável

Os usos mais comuns da energia solar são instalações domésticas ou empresariais e também há o investimento em Usina Fotovoltaica no Brasil.

A Energia Solar pode ser Térmica ou Fotovoltaica desenvolvida pelas Placas Solares e o Painel Fotovoltaico, respectivamente.

Ambos possuem sistemas internos que aproveitam o calor e a irradiação da luz solar para aquecimento hidráulico ou converter a energia solar em eletricidade.

Energia Solar Como Funciona

Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol que, em seguida, é transmitida a um conversor que vai transformá-la em eletricidade.

Já a Energia Solar Térmica não precisa de conversor, uma vez que as placas solares recebem os raios e, interligadas com o sistema hidráulico do imóvel, produzem água quente rapidamente.

Energia Solar Funciona à Noite?

Na Energia Solar térmica também pode ser utilizado um boiler para armazenar e manter a água quente no período noturno.

Em dias nublados e chuvosos a eficiência pode ser reduzida, mas você também pode contar com a energia elétrica convencional.

Essa dica também vale para a Energia Solar Fotovoltaica, já que o efeito não ocorre à noite, porque depende da incidência de raios solares.

energia renovável

Entretanto, até para isso existe solução. Para você ter uma ideia, até em regiões mais remotas, sem energia elétrica e que dependem exclusivamente da energia fotovoltaica, é possível ter iluminação noturna.

Basta conectar um sistema de baterias que funcionam normalmente à noite, armazenando a energia captada no período diurno, e sem perder a potência do sistema.

Energia Solar Residencial

Ambos os sistemas não se limitam ao uso doméstico. A Energia Solar também pode ser aplicada em outros tipos de estabelecimentos como hotéis, hospitais, clubes, academias, e empresas de inúmeros segmentos.

Não há dúvidas de que a economia vale muito a pena, tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente que deixa de receber toneladas de componentes altamente nocivos.

Afinal, independentemente de ser pessoa física ou jurídica, o mundo está cada vez mais consciente sobre a responsabilidade em adotar energias renováveis que contribuem realmente para minimizar impactos ambientais.

2. Energia Eólica: modernas turbinas eólicas

energia renovável

Já as Usinas de Energia Eólica são instaladas em locais de altitude privilegiada e posição estrategicamente voltada para captar o máximo potencial de vento e criar energia.

Também existe a possibilidade de integrar a energia solar e a energia eólica, resultando em uma plataforma totalmente autônoma conhecida como Omniled, que funciona até de noite!

Energia Eólica Como Funciona

Os parques eólicos contém turbinas eólicas com pás que giram para capturar o vento e gerar eletricidade que pode ser armazenada em baterias.

Além disso, a energia eólica pode ser usada diretamente para abastecer navios, carros ou até bombas de água.

Como o vento é completamente renovável, a cada dia surgem novidades promissoras na área.

3. Energia Geotérmica: o poder do vapor eficiente

energia renovável

A Energia Geotérmica, por sua vez, deriva da alta temperatura do interior da terra, ou seja, do vapor ou água quente retirado de reservatórios subterrâneos e usados no fornecimento de energia.

Em residências, empresas e comunidades, a energia geotérmica contribui para o aquecimento dos cômodos, cultivo de plantas em estufas e até derretimento de neve e gelo em alguns países.

Embora os Sistemas Geotérmicos mais modernos também conseguem resfriar imóveis com bastante facilidade.

Energia Geotérmica no Brasil

Entretanto, no Brasil, o terreno não possui formações de rochas derretidas ou magma que poderiam ser aproveitados mais próximos à superfície para perfuração.

Essa dificuldade demanda maior trabalho, estudos e gastos para conseguir obter o potencial máximo para produzir energia a partir das escavações.

Contudo, este tema sempre volta à tona, entre acordos com outros países e estudos para confirmar a viabilidade da produção de energia geotérmica em solo brasileiro.

4. Bioenergia: conversão de matéria prima

energia renovável

Esta modalidade de Energia Renovável é emitida pelas plantas e alguns materiais orgânicos que possuem matéria prima potente para ser convertida em energia.

O uso de biocombustíveis como o etanol para alimentar veículos é um dos exemplos de Bioenergia mais populares.

Muitas empresas também queimam biomassa seca para gerar calor e energia para suas atividades.

Como o crescimento rápido das plantas, este suprimento é mais rapidamente reabastecido do que os combustíveis fósseis e outras fontes de energia não renovável.

E aí, você ficou com alguma dúvida sobre a Energia Renovável e sua importância para o planeta?

Então deixe um comentário que será um prazer ajudar. Navegue em nosso site para conhecer todos os nossos serviços ou Saiba mais sobre: Como Funciona a Energia Solar Residencial.

Leia também sobre as vantagens e desvantagens da energia solar.

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.