Blog
Manutenção Painel Solar: como funciona?

Manutenção Painel Solar: como funciona?

Os painéis solares são um ótimo investimento que pode fornecer energia solar renovável pelos próximos 25 anos e até mais. Mas antes de comprar é preciso verificar como ocorre a Manutenção Painel Solar.

Mas será que eles funcional como o seu automóvel, por exemplo, que exigem revisão e ajuste frequente para assegurar o máximo funcionamento? Descubra agora:

Realize a Devida Manutenção Painel Solar

manutenção painel solar

As placas solares geralmente demandam pouca assistência para funcionar. O único detalhe é a limpeza periódica para evitar que sujeira, folha e outro detrito não obstrua a passagem de raios solares.

A inclinação do painel fotovoltaico também contribui para que a chuva elimine sujeiras e evita acumulação de impurezas.

No entanto, durante estações mais secas e períodos prolongados sem chuva, é indicado limpá-los manualmente para garantir maior durabilidade.

Limpeza Prática

Normalmente, recomenda-se limpar a placa entre duas e quatro vezes por ano. Mas não se preocupe: a boa notícia é que essa higienização não exige muito esforço!

Um jato de ar retira as folhas, ou a própria mangueira de jardim molha o painel e retira quaisquer substâncias acumuladas que impeçam a captação da luz solar.

Durabilidade em Longo Prazo

Certifique-se de adquirir um produto eficiente o bastante para prevenir a necessidade de manutenção placa solar.

Busque empresas confiáveis que trabalham com placas solares duráveis, instalação qualificada e garantia entre 15 e 25 anos produzindo 85% de energia ou mais durante todo este tempo!

Para evitar que dores de cabeça comprometam seu investimento, escolha empresas competentes na elaboração de projetos de energia solar.

Painel Solar Solo X Telhado: exigem cuidados diferentes?

As placas são fabricadas em vidro temperado altamente resistente que confere maior resistência e baixa manutenção de painel solar.

Seu interior é recheado de células responsáveis por filtrar a energia e distribuir conforme o tipo de sistema: Energia Solar Térmica ou Energia Solar Fotovoltaica.

Como a limpeza é realizada em sua superfície, que é lisa, é bem prático remover qualquer impureza com uma vassoura, por exemplo.

Diferença Manutenção Placa Solar Telhado e Solo

A única diferença real entre a manutenção placa solar instalados em solo, e sistemas solares de telhado é que as chapas de aterramento estão mais acessíveis e, portanto, mais fácil de limpar.  

Em se tratando do painel solar suspenso em telhado, utilize uma escada segura, vassoura ou escova com cabo de longo alcance para varrer e retirar galhos e folhas.

Painel Solar no Solo de Fazendas

Em fazendas e áreas rurais com criação de gado, outros rebanhos ou grande quantidade de aves, é importante estar atento à instalação da placa solar fora do alcance dos animais para não danificarem o sistema.

03 Dúvidas Comuns da Manutenção Painel Solar

manutenção painel solar

Os painéis solares são projetados para serem duráveis e suas instalações de alta qualidade permitem que os sistemas fotovoltaicos suportem todos os tipos de clima, desde vento e  chuva até neve e mais!

Após a fabricação, são realizados testes e inspeções que comprovam sua resistência a impactos, tanto em altas quanto baixas temperaturas.

1. Placa Solar: Granizo | Chuva Forte Podem Afetar?

É por isso que as placas solares também resistem até ao granizo e existem registros de painéis que sobreviveram a furacões e tornados em alguns países.

Mas obviamente, não estamos falando de um produto 100% indestrutível. Em raras ocasiões, ele pode sim apresentar algum tipo de dano com calor excessivo, alto volume de granizo ou raios.

Por isso, é fundamental exigir garantia de qualidade, além de instalação por peritos qualificados e experientes para diminuir a chance de manutenção placa solar.

Dessa maneira, você fica mais seguro sabendo que qualquer dano inevitável pode ser eventualmente reparado pelo fabricante que garante a manutenção painel solar.

2. Inverno ou Neve Alteram a Eficiência do Painel Solar?

Você já sabe que o painel fotovoltaico não depende de calor para funcionar, mas sim de luz e claridade. Assim, mesmo em dias muito frios, não há necessidade de manutenção placa solar.

Ela funciona corretamente, e pode reduzir a eficiência em caso de chuvas incessantes ou alta nebulosidade – que impedem a captação de luz.

Como no inverno a luz é menor e os dias são mais curtos, ainda pode ocorrer pequena diferença na produção de energia.

Mas contrariando o que a maioria das pessoas pensa: essas variações climáticas não são as maiores vilãs das placas solares.

Ironicamente, o calor demasiado é que pode colocá-las em risco, diminuindo sua capacidade conforme abaixo.

3. Altas Temperaturas Prejudicam o Funcionamento do Painel Solar?

Os painéis solares são feitos para resistir a temperaturas e clima extremos, e os fabricantes sabem que os produtos aquecem e que o mau funcionamento devido à temperatura pode exigir mais manutenção placa solar.

Acontece que, de um modo geral, a temperatura das placas é 20°C mais quente que a do ambiente.  

Ou seja, em um dia de calor cujo termômetro marca 25°C, os painéis registram 45°C – o que pode ser bastante desagradável ao toque.

Porém, alguns de seus materiais exigem uma temperatura ideal de 25°C para 100% de funcionalidade.

Logo, todo painel solar perde um pouco de eficiência quando aquecido sob sol escaldante – mesmo que o sol não estrague o produto.

Vale lembrar que essa redução da atividade não é um problema, e sim uma característica dos materiais que compõem suas células.

Para instalar placas solares em uma região muito quente, existe um cálculo que mede a potência exata, bem como a pequena porcentagem de perda em pleno alto verão brasileiro.

Busque Empresas Especializadas em Energia Solar

manutenção painel solar

Por isso, é imprescindível ser cauteloso na hora de pensar em manutenção painel solar, além de recorrer à empresas especializadas em elaborar projetos de energia solar.

Especialistas estudam a melhor localização das placas e altura perfeita para manter a produção e tornar a perda praticamente imperceptível, mesmo em dias de calor demasiado e máximo aquecimento local.

Engenheiros e técnicos experientes também conhecem métodos de nivelar os painéis solares alguns centímetros acima do solo ou telhado.

Essa e outras estratégias provém maior circulação de ar na parte inferior, evitando um impacto significativo de altas temperaturas sob a geração de energia em casas e empresas.

Então, se você tem alguma dúvida sobre Manutenção Painel Solar, navegue em nosso site para saber mais sobre a Emap Solar, referência nacional em produção de energia solar.

Aproveite e Descubra as Vantagens do Bombeamento Solar ou saiba as vantagens e desvantagens da energia solar.

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.