Blog
Tipos de Painel Solar: leia antes de escolher o melhor para você

Tipos de Painel Solar: leia antes de escolher o melhor para você

Optar por um Sistema de Energia Solar Corporativo é uma ótima decisão, mas antes de definir o melhor para o seu negócio, conheça os principais Tipos de Painel Solar.

Você sabia que as necessidades de energia do mundo por um ano podem ser supridas pela geração de energia solar em apenas um minuto?

De fato, dentro de 24 horas o Sol é capaz de gerar mais energia do que toda a população consumiria em 27 anos.

Assim, este astro formidável não é apenas uma fonte de energia realmente potente e duradoura, mas também bastante eficaz em termos de custos e eficiência.

Para isso, você pode escolher um sistema de energia solar perfeitamente adaptado às suas necessidades.

Qual o Melhor Painel Solar: a evolução das placas

Nas duas últimas décadas, a indústria de placas solares e tipos de painel solar aumentou sua produção expressivamente.

A variedade de atuação viabiliza novos investimentos e desenvolvimento de técnicas eficientes que geram e armazenam a energia do sol, além de converter luz em eletricidade.

Saiba mais sobre A Diferença Entre Energia Fotovoltaica e Térmica e descubra porque as pessoas se surpreendem a cada dia mais acerca das Placas Solares: Tudo O que Você Precisa Saber.

Se apropriar de tecnologias inovadoras tanto para o aquecimento solar térmico, quanto para a produção de energia solar fotovoltaica é sinônimo de aquecer ou iluminar casas e residências de forma limpa e sustentável.

Veja os Principais Tipos de Painel Solar

Com o avanço dos estudos e muito trabalho, surgem diversos tipos de painel solar fotovoltaico, além de placas solares modernas com alta capacidade de captação que, basicamente, se dividem em:

tipos de painel solar

Cada modelo exemplificado refere-se a propósitos diferentes e maneiras distintas de aproveitar a abundante luz do sol.

Como ela pode ser usada de forma diferente, seja na Terra ou no espaço, a própria localização pode ser um fator decisivo para escolher um dos tipos de painéis solares em detrimento de outro.

Distinguir entre os diferentes tipos de painéis solares, muitas vezes significa diferenciar entre painéis solares de funções únicas e multi-funções – ou primeira, segunda e terceira geração.

Basicamente, o que os difere são os números de camadas que cada painel solar usa para receber a luz do sol, além dos materiais e eficiência do mesmo na atividade de captação.

Conheça os Painéis Solares de 1ª Geração

Estes são os tipos de painéis solares tradicionais feitos de silício monocristalino ou polisilício, comumente usados em ambientes convencionais.

– Painéis Solares Monocristalinos

tipos de painel solar

Painéis Solares Monocristalinos são mais puros e, por isso, facilmente reconhecidos pelo visual escuro uniforme e bordas arredondadas.

Isso porque a alta pureza de silício faz com que este tipo de painel solar tenha uma das mais altas taxas de eficiência, alcançando nível acima de 20% no caso dos mais modernos.

Além da alta potência, o monocristalino é um tipo de painel solar de maior durabilidade e que ocupa menor espaço – custando um pouco mais, consequentemente.

Outra vantagem relevante é que eles tendem a ser um pouco menos afetados pelas altas temperaturas em comparação com os painéis policristalinos que você vai conhecer agora.

tipos de painel solar

– Painéis Solares Policristalinos

tipos de painel solar

Você pode realizar a distinção rapidamente porque este tipo de painel solar é bem quadrado sem ângulos arredondados e uma aparência nítida predominantemente azul.

O painel solar policristalino é feito a partir da fusão de silício bruto, um processo mais rápido e, portanto, mais em conta que a confecção dos painéis monocristalinos.

Apesar do valor final mais acessível, a eficiência também pode ser um pouco menor, em torno de 15%, bem como a resistência, já que este material pode ser afetado em regiões com temperatura demasiadamente quente.

Qual o Melhor Painel Solar: monocristalino ou policristalino?

tipos de painel solar

Embora você tenha conferido certa diferença na eficiência, as variáveis entre os tipos de painéis solares Mono e Policristalinos não são tão significativas e a escolha depende de muitos outros fatores.

Como o objetivo não é prolongar tanto, mas sim que você tenha uma noção dos diferentes tipos de painel solar, vamos agora aos da Segunda Geração.

Entenda Os Painéis Solares de 2ª Geração

Estas células são diferenciadas, formando uma película bem fina recomendadas,  principalmente, para centrais fotovoltaicas, e que podem ser integradas em edifícios ou sistemas de energia solar menores.

– Células Solares de Película Fina

tipos de painel solar

Se você estiver procurando por uma opção mais econômica, os painéis solares de película fina são feitos de camadas de material fotovoltaico (como silício, cádmio ou cobre) colocadas sobre um substrato.

Esses tipos de painéis solares são os mais fáceis de produzir e as economias de escala os tornam mais baratos porque demandam menos material na produção.

Eles também são flexíveis – ampliando suas funcionalidades – e menos afetados por altas temperaturas, com eficiência em torno de 18%.

A questão principal é que podem ocupar maior espaço, geralmente tornando-os inadequados para instalações residenciais, por exemplo.

– Célula Solar de Silicone Amorfo

Se você já usou uma calculadora ou relógio movido à energia do sol, então você já conhece esse tipo de painel solar.

A célula solar de silício amorfo está entre os diferentes tipos de placas solares, usado principalmente em calculadoras solares.

Este tipo de painel solar utiliza uma tecnologia de camada tripla com várias películas muito finas – o que significa uma espessura micro.

Com apenas 7% de taxa de eficiência, essas células são menos eficazes mas a vantagem é um custo relativamente baixo.

Confira os Painéis Solares de 3ª Geração

Os painéis solares de 3ª geração incluem uma variedade de tecnologias de filme fino, mas a maioria ainda está em fase de pesquisa ou desenvolvimento.

Alguns geram eletricidade usando materiais orgânicos, outros usam substâncias inorgânicas.

– Célula Solar Bio Híbrida

A célula solar Bio Híbrida é um dos tipos de painel solar que ainda está em fase de pesquisa. Foi descoberto por uma equipe de especialistas da Universidade de Vanderbilt.

A ideia por trás da nova tecnologia é aproveitar o fotossistema 1 e assim imitar o processo natural de fotossíntese.

Qual o Painel Solar Mais Eficiente?

Muitos dos materiais utilizados nesta célula são semelhantes aos métodos tradicionais, mas combinam múltiplas camadas, convertem energia química para elétrica e apresentam resultados mais eficazes.

Para você ter uma ideia, elas podem registrar uma eficiência até mil vezes maior do que a dos tipos de painel solar de primeira geração, por exemplo.

– Célula Solar de Cádmio

Entre a coleção de diferentes tipos de painel solar, esta técnica fotovoltaica utiliza cádmio e telureto, viabilizando uma produção de células solares mais econômicas e, portanto, um retorno mais rápido de seu investimento.

De todas as tecnologias de energia solar, esta é a que requer a menor quantidade de água para a produção.

A única desvantagem do uso de telureto de cádmio é a sua propriedade tóxica para ingestão ou inalação.

– Célula Fotovoltaica Concentrada

As células fotovoltaicas concentradas geram energia elétrica exatamente como os sistemas fotovoltaicos convencionais.

Esses tipos de painéis solares multi-funcionais apresentam taxa de eficiência de até 41%, o que, entre todos os sistemas fotovoltaicos, é considerado o mais potente.

tipos de painel solar

O nome dessas células está relacionado ao que as torna tão eficientes, em comparação com outros tipos de painéis solares: superfícies de espelho curvo, lentes e às vezes até sistemas de resfriamento usados ​​para agrupar os raios solares e obter maior eficiência.

Por este meio, as células concentradas apresentam alto desempenho e absorvem os raios em um ângulo perfeito.

Para atingir taxas de eficiência tão altas, um rastreador instalado dentro do painel solar é responsável por “seguir o sol”.

Agora que você já se surpreendeu com a variedade de tipos de painel solar existentes, aproveite para aprender tudo sobre o Bombeamento Solar.

Compartilhe:

A Emap Solar é tradição em energia solar fotovoltaica no Brasil.